quarta-feira, 28 de outubro de 2009

JULIANO PRESTIGIA OS 40 ANOS DO SEMASA EM SESSÃO SOLENE

“Eu, como médico de profissão, fico extremamente envaidecido em fazer parte desta equipe maravilhosa no momento em que a autarquia completa 40 anos de trabalho, oportunidade esta que agradeço diretamente o nosso prefeito, Aidan Ravin, pelo convite de assumir tamanho desafio. Até porque, como médico, estar à frente de uma instituição como o Semasa é também trabalhar pela saúde e qualidade de vida dos andreenses”, disse o superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André, Ângelo Pavin, na noite de quarta-feira (14), durante sessão solene em homenagem aos 40 anos da autarquia. Presidida pelo vereador Paulinho Serra (PSDB), a sessão contou com a presença do presidente da Casa Sargento Juliano (PMDB), e do secretário municipal de Assuntos Jurídico Nijanil Bueno Brasil. Também prestigiaram a solenidade os vereadores Ailton Lima (PDT), Donizeti Pereira (PV), Geraldino Isqueiro (DEM) e Gilberto Wachtler (PTB).

Fundado em 1969 para substituir o Departamento de Água e Esgoto (DAE), o Semasa nasceu com o objetivo de executar as melhorias que Santo André necessitava em uma época de grande expansão dos centros urbanos. Enquanto muitos municípios alegavam falta de recursos e entregavam a administração de seus serviços de saneamento às companhias estaduais, o Semasa resistiu a essa centralização e se fortaleceu. Criado inicialmente para cuidar do fornecimento de água e da coleta de esgoto em Santo André, a autarquia adotou desde 1998 o modelo de saneamento ambiental integrado com a entrada em vigor da Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental (lei 7733/98) e se transformou na primeira organização do País a integrar todas as dimensões do saneamento.

“São poucas as cidades que, assim como Santo André, não transferiram para o Estado a missão de tratar da água e do esgoto. Todos nós sabemos que ao fornecer água e tratar do esgoto produzido pelos munícipes a Administração leva saúde e qualidade de vida à todos os cidadãos. Esta tem sido a missão do Semasa e dos seus servidores. São 40 anos de luta e perseverança que tornaram a autarquia um modelo pioneiro de saneamento ambiental integrado com fornecimento de água, coleta de esgoto e drenagem urbana. É por conta deste trabalho que conseguimos enxergar boas perspectivas de futuro para a cidade”, disse o orador oficial da sessão solene, Gilberto do Primavera.

Hoje, o Semasa administra, além dos dois serviços já citados, a Drenagem Urbana, a Gestão dos Resíduos Sólidos, a Gestão Ambiental e a Gestão de Riscos Ambientais (Defesa Civil). Todos estes serviços possuem certificação NBR ISO 9001, versão 2008. O trabalho iniciado há 40 anos proporcionou ao município um dos melhores índices de cobertura do país. Recentemente, o Instituto Trata Brasil apontou que Santo André tem a oitava melhor gestão de saneamento do Brasil. Avaliando apenas as cidades que possuem saneamento gerido pelo município, a cidade sobe para a quarta posição no País, resultado que só foi possível devido ao pioneirismo do Semasa.

Homenagem – O Semasa aproveitou a ocasião para prestar homenagem à dois servidores da autarquia. São eles: Roberto da Silva Souza e Regina Tadiello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário