quarta-feira, 7 de outubro de 2009

JULIANO PRESENTE NO PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL DO GOVERNO DO ESTADO

O assessor de comunicação Vanderlei Postigo representando a presidência da Câmara de Santo André e vereador , Sargento Juliano (PMDB) deixou a marca do município andreense no último encontro promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA que promoveu em 06 de outubro o seminário “ Responsabilidade do Legislativo Local – 50 Idéias”.

Realizado no Parque Anhembi Auditório Elis Regina, o encontro reuniu cerca de 50 vereadores e nove prefeitos da Região Metropolitana de São Paulo para debater como o legislativo dos municípios pode contribuir na gestão ambiental paulista.

O foco principal destes encontros do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde Azul, que já passaram por outras cidades do interior do estado, é descentralizar a política ambiental e valorizar a base da sociedade, que são os próprios municípios.

Para o secretário estadual do meio ambiente, Xico Graziano, a sociedade está à frente de um dilema que não tem solução, por isso é fundamental que todos se envolvam nessa questão. “Se fortalecermos a base ofereceremos a oportunidade de todos participarem e, assim, esse processo começa a se mover”, afirmou.

Durante seu discurso, o secretário também relatou o andamento da avaliação dos municípios no âmbito do projeto para 2009. “Já recebemos 525 planos de ação. Vamos avaliá-los e daremos as notas ambientais dos municípios em novembro”, anunciou.

Após um ano de projeto, que analisou 332 planos de ação, a equipe constatou, no fim de 2008, a instituição de 280 projetos de conservação e recuperação de matas ciliares, a criação de 216 viveiros municipais, 111 novos programas de inspeção veicular, 113 novos programas de proteção de nascentes, 281 novas campanhas de combate ao desperdício de água e 120 municípios com novas ações de educação ambiental nas escolas públicas, entre outras diversas ações. A expectativa da equipe é que esses números cresçam ainda mais após a avaliação dos planos de ação entregues este ano e que o município de Santo André possa ter destaque merecido de acordo com a evolução apresentada pelos seus projetos na área ambiental do ano passado para cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário